COMO ATUAMOS


O Instituto FAR apoia projetos de organizações do terceiro setor, por meio de repasses de recursos, que contribuam para a promoção de uma sociedade mais justa, buscando o desenvolvimento humano e sustentável.


O Instituto não implementa ou realiza a gestão direta dos projetos, mas faz investimento social,de forma planejada e monitorada, às diversas iniciativas executadas por organizações sem fins lucrativos em todo o país.


Os projetos estão diretamente vinculados aos valores do Grupo Hinode, buscando uma relação dinâmica entre os temas de educação, direitos da criança e adolescente, esporte, cultura, direitos humanos e assistência social.

EDUCAÇÃO

Apoio a projetos que têm como foco a educação inclusiva, com o objetivo de promover o desenvolvimento humano integral e a criação de oportunidades.Nesse contexto, a educação é entendida como meio para o desenvolvimento individual e social, em uma perspectiva de enfrentamento às desigualdades e incidência nas políticas públicas. Escopos do tema:

EDUCAÇÃO COMPLEMENTAR

Iniciativas de complemento à educação formal, em diversas áreas do conhecimento.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Projetos que promovam a alfabetização e ensino para jovens e adultos, na perspectiva de desenvolvimento para o exercício da cidadania e participação social.

EDUCAÇÃO PARA A TERCEIRA IDADE

Projetos que busquem desenvolver as potencialidades dos idosos, que é uma população crescente. Ações que permitam a inserção social deste público, no contato com novas tecnologias, elevação da autoestima, desenvolvimento de habilidades que proporcionem prazer e alegria de viver.

EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO, GERAÇÃO DE RENDA E EMPREENDEDORISMO

Projetos voltados para a profissionalização, ampliação das oportunidades de trabalho e geração de renda. Iniciativas que incentivem o empreendedorismo, o estímulo à inovação e à gestão, com foco em projetos comunitários e públicos vulneráveis.

DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE

Apoio a projetos que têm como temática principal a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, com o objetivo de promover seu protagonismo social. Estão contempladas iniciativas voltadas para a proteção e defesa e promoção dos seus direitos, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

ESPORTE

Apoio a projetos que buscam socializar o acesso ao esporte,em uma perspectiva da prática esportiva como fator que promove o esenvolvimento social, a inclusão, a disseminação de valores positivos, a criação de hábitos saudáveis, o trabalho em equipe, o combate à discriminação e à intolerância e ao desenvolvimento humano integral.

CULTURA

Apoio a projetos que promovam a democratização de acesso à cultura, em uma perspectiva de fortalecimento do valor cultural. Iniciativas que enxerguem o papel social da cultura, promovam o capital cultural, construam boas experiências e fortaleçam ações locais de expressão cultural.

DIREITOS HUMANOS

Apoio a projetos com temáticas voltadas a preservação e promoção dos Direitos Humanos, inerentes a todos os seres humanos. Escopos do tema:

PROMOÇÃO DA DIVERSIDADE

Apoio a projetos que promovam o respeito à diversidade, ao diálogo social, combate à discriminação e igualdade de oportunidades.

EQUIDADE DE GÊNERO

Apoio a projetos que buscam fortalecer o papel da mulher na sociedade e buscam eliminar a discriminação na vida privada, profissional e pública, contribuindo para seu empoderamento e sua participação efetiva nas esferas sociais.

IGUALDADE RACIAL

Apoio a projetos que promovam a igualdade de raças e buscam minimizar a desigualdade social derivada dela, fortalecendo a luta contra o preconceito e a discriminação.

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Apoio a projetos que buscam desenvolver plenamente as capacidades das pessoas com deficiência, prestando assistência e promovendo a melhoria na qualidade de vida, efetivando seus direitos e a inclusão.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Apoio a projetos que buscam o atendimento às necessidades básicas dos indivíduos, pensando no enfrentamento de suas dificuldades pontuais, com foco no estado de bem-estar social. O trabalho do Instituto FAR está pautado no desenvolvimento social, no sentido de “não dar o peixe, mas ensinar a pescar”, mas entende-se que projetos de assistências pontuais fazem parte da transformação que queremos promover.

ASSESSORIA PARA
ORGANIZAÇÕES DO
TERCEIRO SETOR

Em paralelo aos temas e causas que apoiamos, entende-se que o terceiro setor sofre um grande desafio frente ao mercado contemporâneo, de corresponder às exigências dos investidores sociais por organizações cada vez mais profissionalizadas. Neste sentido, temos uma linha de apoio a organizações do terceiro setor que buscam estruturar suas atividades, por meio de uma assessoria com foco em: gestão de projetos, sustentabilidade, documentação, transparência e planejamento estratégico.

PROPOSTA DE PATROCÍNIO

Envie sua proposta de patrocínio para o email institutofar@grupohinode.com

Baixe aqui nossa
Política de Investimento Social completa.

BAIXE AQUI

Endereço
Alameda Mamoré 503, alphaville
Barueri/SP
Cep: 06454-040

Facebook
INSTITUTO FAR
facebook.com/InstitutoFarHinode/

Uma Instituição do